Rita Carreira

escovas de dentes

🦷 Quando estou por casa, até me esqueço de lavar os dentes!

Quantas vezes já ouvi “Quando estou por casa… até me esqueço de lavar os dentes!”…

Quando as rotinas são alteradas e sabemos que não vamos sair de casa, pode acontecer que a higiene oral fique para segundo plano.

No entanto, deixar de cuidar da saúde oral tem consequências com as quais teremos que lidar mais tarde .

Mesmo quando ficas em casa é extremamente importante manteres uma rotina de higiene oral ótima. Só assim vais conseguir evitar a proliferação das bactérias que causam as doenças orais, como por exemplo as lesões de cárie e a doença periodontal.

Algumas bactérias causas doenças orais!

O principal objetivo da higiene oral é controlar os microrganismos presentes dentro da boca, que em quantidade, são o equivalente a mais ou menos ao número de habitantes existentes na terra.

Como lavar os dentes corretamente

São estas as recomendações que tenho hoje para ti e que espero que te ajudem a cuidares bem do teu sorriso:

  • Lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia, idealmente, três vezes por dia.
    • A escovagem deve durar entre dois a três minutos.
    • Uma das escovagens deve ser feita de manhã, após o pequeno almoço, outra após o almoço e outra à noite, antes de ires dormir. Parece simples, mas para algumas pessoas nem sempre é fácil de cumprir.
  • Utiliza uma escova com cerdas médias e/ou macias, de preferência com a cabeça mais pequena na ponta, de forma a alcançar bem os dentes posteriores.
    • Lembra-te de lavar bem a parte interna dos dentes, por vezes esquecida.
  • A pasta deve ter um sabor agradável, e a quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha é suficiente.
    • Lembra-te de que mais vale demorar mais tempo a escovar com menor quantidade de pasta, do que colocar uma quantidade exagerada e ficares logo com vontade de passar a boca por água.
    • Escolhe uma pasta fluoretada e pouco abrasiva. É importante garantir a remineralização do esmalte, evitar a sensibilidade dentária e manter as gengivas saudáveis.
  • Lembra-te de escovar também a língua, pois aqui muitas bactérias ficam alojadas, passando para os dentes e gengivas.
Começa pela ponta, até conseguires tolerar a escovagem completa da língua
  • Utiliza o fio dentário.
    • Pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite, antes da lavagem dos dentes. A utilização do fio dentário vai ajudar-te a limpar os espaços entre os dentes onde a escova não consegue chegar. Também podes usar, adicionalmente, sempre que sentires comida entre os dentes.
    • Sabias que o fio dentário faz 40% da higiene e a escovagem os restantes 60%?
    • Pode ser necessário recorrer aos escovilhões, para limpar os espaços entre os dentes que são maiores ou onde o fio dentário é insuficiente.
  • Utiliza um elixir ou colutório com anti-bacteriano.
    • Com este cuidado extra, vais conseguir diminuir a quantidade de bactérias na cavidade oral, diminuindo desta forma, o risco de gengivite ( inflamação e sangramento das gengivas), de cárie dentária, prevenção do mau hálito e diminuição do aparecimento de infeções na garganta, como é o caso das amigdalites.
    • Atenção, o bochecho nunca deve substituir a escovagem correta nem o uso de fio dentário, pois sem os últimos este cuidado adicional não faz sentido.

Prevenir é sempre melhor do que tratar!

 ðŸ‘‰  Os cuidados diários que tiveres a partir de hoje, podem evitar o desenvolvimento da cárie dentária ou outras complicações que levem à necessidade de uma consulta de medicina dentária de carácter urgente.

👩‍⚕️ Recomenda-se a visita periódica ao médico dentista pelo menos de seis em seis meses ou sempre que sejam necessárias consulta de tratamento adicionais.

A nossa saúde de agora é o resultado dos últimos cinco anos. Como estarás daqui a cinco anos se continuares a fazer o que fazes hoje?

Só tu podes decidir cuidar de ti e mais tarde colher os frutos!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rita Carreira Médica Dentista
52 Partilhas
Partilhar
Tweetar
Partilhar