Quantas vezes já ouvi “Quando estou por casa… até me esqueço de lavar os dentes!”…
Quando as rotinas são alteradas e sabemos que não vamos sair de casa, pode acontecer que a higiene oral fique para segundo plano.
No entanto, deixar de cuidar da saúde oral tem consequências com as quais teremos que lidar mais tarde .
Mesmo quando ficas em casa é extremamente importante manteres uma rotina de higiene oral ótima. Só assim vais conseguir evitar a proliferação das bactérias que causam as doenças orais, como por exemplo as lesões de cárie e a doença periodontal.
O principal objetivo da higiene oral é controlar os microrganismos presentes dentro da boca, que em quantidade, são o equivalente a mais ou menos ao número de habitantes existentes na terra.
Como lavar os dentes corretamente
São estas as recomendações que tenho hoje para ti e que espero que te ajudem a cuidares bem do teu sorriso:
- Lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia, idealmente, três vezes por dia.
- A escovagem deve durar entre dois a três minutos.
- Uma das escovagens deve ser feita de manhã, após o pequeno almoço, outra após o almoço e outra à noite, antes de ires dormir. Parece simples, mas para algumas pessoas nem sempre é fácil de cumprir.
- Utiliza uma escova com cerdas médias e/ou macias, de preferência com a cabeça mais pequena na ponta, de forma a alcançar bem os dentes posteriores.
- Lembra-te de lavar bem a parte interna dos dentes, por vezes esquecida.
- A pasta deve ter um sabor agradável, e a quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha é suficiente.
- Lembra-te de que mais vale demorar mais tempo a escovar com menor quantidade de pasta, do que colocar uma quantidade exagerada e ficares logo com vontade de passar a boca por água.
- Escolhe uma pasta fluoretada e pouco abrasiva. É importante garantir a remineralização do esmalte, evitar a sensibilidade dentária e manter as gengivas saudáveis.
- Lembra-te de escovar também a língua, pois aqui muitas bactérias ficam alojadas, passando para os dentes e gengivas.
- Utiliza o fio dentário.
- Pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite, antes da lavagem dos dentes. A utilização do fio dentário vai ajudar-te a limpar os espaços entre os dentes onde a escova não consegue chegar. Também podes usar, adicionalmente, sempre que sentires comida entre os dentes.
- Sabias que o fio dentário faz 40% da higiene e a escovagem os restantes 60%?
- Pode ser necessário recorrer aos escovilhões, para limpar os espaços entre os dentes que são maiores ou onde o fio dentário é insuficiente.
- Utiliza um elixir ou colutório com anti-bacteriano.
- Com este cuidado extra, vais conseguir diminuir a quantidade de bactérias na cavidade oral, diminuindo desta forma, o risco de gengivite ( inflamação e sangramento das gengivas), de cárie dentária, prevenção do mau hálito e diminuição do aparecimento de infeções na garganta, como é o caso das amigdalites.
- Atenção, o bochecho nunca deve substituir a escovagem correta nem o uso de fio dentário, pois sem os últimos este cuidado adicional não faz sentido.
Prevenir é sempre melhor do que tratar!
👉 Os cuidados diários que tiveres a partir de hoje, podem evitar o desenvolvimento da cárie dentária ou outras complicações que levem à necessidade de uma consulta de medicina dentária de carácter urgente.
👩⚕️ Recomenda-se a visita periódica ao médico dentista pelo menos de seis em seis meses ou sempre que sejam necessárias consulta de tratamento adicionais.
A nossa saúde de agora é o resultado dos últimos cinco anos. Como estarás daqui a cinco anos se continuares a fazer o que fazes hoje?
Só tu podes decidir cuidar de ti e mais tarde colher os frutos!