Rita Carreira

sobre mim

Desde criança que a área da saúde e do bem-estar me fascinou. Sempre gostei de aprender sobre o tema e de implementar essas aprendizagens no meu dia-a-dia.

Em 1998, com 9 anos, ingressei no movimento do CNE (Corpo Nacional de Escutas), ao qual pertenço ainda hoje.

No escutismo desenvolvi valores que moldaram o meu percurso de vida tais como a autonomia, a responsabilidade, o compromisso e aprendi também a trabalhar em equipa, respeitando os diferentes perfis das pessoas.

O contacto com a natureza e a vivência de experiências ao ar livre levaram-me a entender e a respeitar profundamente a natureza. Entendi a importância de aprendermos a viver em harmonia com ela, respeitando as plantas e os animais.

Quando tinha 10 anos escrevi o meu primeiro artigo sobre ecologia para a revista infantil, “O nosso amiguinho”. Fiquei radiante, não só por ter recebido um prémio, mas acima de tudo por ter conseguido convencer os meus pais a implementarmos a reciclagem lá em casa.

Hoje em dia é urgente mudarmos o nosso estilo de vida para vivermos de forma sustentável. Começando pelos nossos resíduos, com a problemática dos plásticos nos oceanos que se convertem em microplásticos e que entram na nossa cadeia alimentar, até à forma como são criados os animais ou como são produzidos os nossos alimentos, é irrefutável que é necessária uma mudança veloz.

Aos 14 anos, comecei a praticar Karaté e foi nessa altura que conheci a meditação. Apesar de durante vários anos não a ter praticado de forma regular, fiquei com a consciência da sua importância. Foi também no Karaté que aprendi que é a mente que controla o corpo e não o corpo que controla a mente, aprendi e desenvolvi o espírito de sacrifício, reforcei a importância de cumprir com os compromissos, entre outros ensinamentos importantes.

Também aos 14 anos, comecei a adquirir o interesse por me desenvolver nas várias áreas da vida. Iniciei a minha jornada, que dura até hoje, de leitura de livros de desenvolvimento pessoal. O primeiro livro que li foi O poder da inteligência espiritual, seguido do Caminho Do Triunfo, de Baden Powell, o fundador dos escuteiros. De seguida li vários livros como:

  • O Segredo, de Rhonda Byrne
  • A Lei Da Atração, de Michael Losier
  • Nascido Para Triunfar e Rumo À Terra Dos Sonhos, ambos de Adelino Cunha,
  • A Saga De Um Pensador, de Augusto Cury
  • A Magia de Pensar Em Grande, de David Schwarz
  • Trata A Vida Por Tu, de Daniel Sá Nogueira
  • Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki
  • Os Segredos Da Mente Milionária, de T. Harv Ecker
  • Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, de Steven Covey e muitos outros.

Através da leitura, de ouvir áudios/podcasts e da participação em eventos presenciais como congressos, entendi que desenvolver-me e esforçar-me por uma melhoria contínua é determinante para a minha evolução, para o meu bem-estar e para poder ajudar os outros a também se desenvolverem.

Apliquei estes conhecimentos durante o meu percurso escolar, utilizando os ensinamentos dos livros para me ajudar a superar os obstáculos que fui encontrando. Desenvolvi uma forma de ser e de estar positiva, focada em encontrar soluções e com mais desapego dos problemas.

Por ser apaixonada pela área da saúde sempre pensei em estudar Medicina. No entanto, por não ter a média necessária na altura, acabei por entrar em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Ao final de um mês, já tinha a certeza de que era exatamente ali que eu queria estar e já não coloquei mais a hipótese de mudar de curso.

Enquanto fazia o curso de Medicina Dentária, quando tinha 21 anos, a minha irmã Marisa apresentou-me um projeto que me dava a possibilidade de viver um estilo de vida mais saudável, mais ecológico, de poder ajudar outras pessoas e de poder ter uma outra opção de rendimento. Gostei da ideia, abracei essa oportunidade e comecei o meu negócio de e-commerce, com a ajuda da minha irmã, integrando uma equipa.

Começar o meu negócio online deu-me a oportunidade de contribuir mais para a causa ecológica. Comecei a trocar os produtos de uso diário na minha casa para produtos concentrados e biodegradáveis.

Os produtos que uso, e que também disponibilizo na minha loja, são livres de tóxicos prejudiciais à minha saúde e à saúde da minha família, ao mesmo tempo que protegem o planeta.

Decidi cuidar de mim, escolhendo alimentar-me de uma forma mais saudável, introduzindo vários hábitos de forma gradual. Hábitos como comer sopa todos os dias e escolher frutas e legumes de boa qualidade, de preferência biológicos.

Introduzi também a toma de suplementação proveniente de cultivo biológico, de forma a conseguir obter um estado de saúde ótimo e a poder nutrir o meu corpo de forma preventiva.

Também opto por reduzir o desperdício alimentar como parte integrante de viver um estilo de vida mais sustentável.

Gosto das pessoas, gosto de as servir e de aliviar as suas dores. Gosto de resolver problemas e de ajudar as pessoas a assumirem o controlo da sua saúde e da sua vida. Gosto de inspirar as pessoas a melhorarem-se a si mesmas, a cuidarem de si e dos outros. Gosto do tratamento precoce e da prevenção.

Acredito que prevenir é melhor do que tratar e vivo essa filosofia no meu dia-a-dia, na minha loja e na minha prática clínica como Médica Dentista.

Quando descobri a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), uma especialidade da Medicina Dentária, senti que esta encaixou perfeitamente na minha forma de pensar por ser congruente com a minha filosofia de vida relativamente à prevenção.

Tenho também um fascínio enorme por odontopediatria. Gosto das crianças porque são puras, genuínas, e por serem seres humanos cheios de alegria e naturalmente felizes. Por estas razões, identifico-me muito com elas.

Acredito que todas as pessoas têm um enorme potencial e que nascemos para sermos felizes e deixarmos o mundo melhor do que o encontrámos!

Acompanha o meu blog e conhece a loja online!